NOTÍCIAS

ACEC Realiza pesquisa junto ao comércio de Cajuru

29/05/2020

Pesquisa realizada pela ACEC apontam que 40% das empresas pesquisadas utilizaram recursos do governo para não demitir.

Recente pesquisa realizada pela ACEC entre os dias 15 e 27 de maio, expõe as dificuldades impostas pelo Coronavírus aos empresários cajuruenses. A Associação Comercial ouviu neste período 162 empresas, destas 79 consideradas não essenciais foram as que sofreram maior impacto, viram suas receitas recuarem de 30 a 80%, nos casos mais críticos 100% das vendas foram perdidas, devido ao decreto nº 64.881, do Governo do Estado que abrange os 645 municípios, proibindo o funcionamento destas, a quarentena, para manter o afastamento social.
A pesquisa aponta que a crise se estendeu também entre as empresas consideradas pelo governo como essenciais, sendo essas, 83 empresas que mantiveram seus serviços, algumas tiveram também queda sensível entre 30% e 80%.​
Na pesquisa foram levantados dados sobre o uso de recursos disponibilizados pelo governo para o combate ao Coronavírus. Do total pesquisado 62 empresas fizeram uso de algum benefício, entre eles os mais utilizados foram antecipação de férias, também afastamento por até 60 dias ou redução de jornadas, contemplando total de 299 funcionários das referidas empresas.
Acreditamos que estes recursos foram importantes na manutenção das vagas de trabalho, diante da enorme queda de receita. Nossos empresários também mostraram a versatilidade empreendedora ao utilizar outros canais de venda, como por exemplo os canais digitais, redes sociais e entrega domiciliar, contribuindo para mitigar a crise.
Notamos também que houveram demissões em menor proporção, entre os entrevistados, em relação ao Estado de São Paulo, as empresas pesquisadas são responsáveis por 1922 postos de trabalho e demitiram 34 funcionários, representa taxa de 1,76 %, sendo, no Brasil a ordem de 10,5%, conforme IBGE.
Durante todo o período de quarentena, a ACEC, manteve contato próximo com as equipes de vigilância sanitária e jurídico da prefeitura, colaborando e pleiteando acordos que foram importantes para o comércio, serviço e indústria locais. Ao trabalho competente da vigilância sanitária atribuímos o sucesso do combate ao Coronavírus em nossa cidade.
Concordamos que o momento é dramático, a crise se estenderá por algum tempo, é preciso manter a união e colaboração de todos, esperamos o mais breve retorno às atividades normais, para que juntos possamos retomar com segurança todos os segmentos da economia municipal. A ACEC solidariza e caminha ao lado do empresário cajuruense



PARCEIROS